Baixar famílias de Revit: os 17 MELHORES sites para baixar famílias GRÁTIS

baixar-familias-de-revit

Conheça os 17 melhores sites para baixar famílias de Revit! E gratuitas!

Se você chegou até aqui é porque está cansado(a) de ficar perdendo tempo atrás de famílias de Revit para seus projetos, certo?

Também já deve conhecer desenho por computador e utiliza ou já utilizou o AutoCAD e seus famosos blocos, aqueles arquivos prontos inseridos no desenho: peças sanitárias, móveis, etc.

Mas vamos ao que interessa: as famílias de Revit!

Famílias de Revit:  o que são e por quê têm esse nome?

 As famílias no Revit têm as mesmas funções dos blocos utilizados no CAD, só que com “roupagem” nova.

As Famílias têm esse nome, porque são componentes paramétricos que trazem em si toda uma gama de informações, como materiais e forma construtiva, além de vistas 2D e 3D.

Esses parâmetros fazem com que as famílias funcionem de forma dinâmica, podendo ajustar as dimensões para se acomodar no projeto, assim como definir ou trocar seus materiais.

Nós, da Cursos Construir, utilizamos MUITO as famílias de Revit!

Por isso, pesquisamos e selecionamos os MELHORES sites de famílias de Revit prontas para você baixar e utilizar em seus projetos!

São famílias gratuitas elaboradas e compartilhadas por usuários Revit pelo mundo, além de empresas que disponibilizam seus materiais.

Na maioria dos sites relacionados é necessário fazer um cadastro para baixar os arquivos, ok? Mas nada complicado.

Aqui estão os melhores 17 sites de famílias de Revit que separamos:

  • RevitCity – Um dos principais e mais famosos sites de famílias com uma gama enorme separadas por categoria.
  • Bim Object – Antigo Autodesk Seek, é tido como um dos maiores sites de download de objetos BIM nas mais diversas disciplinas.
  • Smart BIM Lybrary – Site que, além de famílias avulsas, oferece a opção de se selecionar por fabricante.
  • Deca BIM Excelente site nacional da Deca onde se pode baixar toda linha de componentes sanitários por ambiente, categoria, etc. (Nota: Na data da publicação o site estava com erro nas bibliotecas BIM, mas deixamos porque é um conteúdo muito bacana e em breve deverá estar normalizado). Este é o link para o catálogo e publicações: https://www.deca.com.br/biblioteca/catalogos-e-publicacoes/
  • Docol – Outro site do segmento sanitário que apresenta não só arquivos BIM para baixar como também um plug-in para utilizá-los, tanto para Revit como para Sketchup e Autocad.
  • Bim Box – Site inglês onde o maior conteúdo é mobiliário muito bem organizado por categorias.
  • ArquiHoy – Excelente conteúdo de famílias com destaque para modelos hospitalares.
  • Luceplan – Este é um site destinado a download de luminárias, liberadas após feito o cadastro.
  • RubySketch – Um site diversificado onde além do Revit é possível baixar famílias para outros programas como Sketchup, AutoCAD ou 3DMax. Conteúdo mais concentrado em MEP.
  • Revit DB – Conteúdo mais modesto dos apresentados até então, mas não menos interessante, principalmente a seção de automóveis.
  • Steelcase – Para quem procura famílias de mobiliário de escritório esse site é rico em modelos permitindo baixar projetos ou famílias.
  • Bimstore – Um site muito legal com muito material dividido por categorias ou fabricantes com um bom material de MEP voltado a infraestrutura.
  • Seps to BIM – Muito material de famílias que além de templates tem ambientes e projetos prontos em especial do segmento odonto/hospitalar.
  • Caroma – Site exclusivamente de famílias de peças sanitárias com modelos bem interessantes.
  • Polantis – Este é um site mais de modelos 3D do que de famílias, pois são criados em outros programas conforme comentado a seguir nas observações.
  • mYbox – Completo site de famílias grátis dividido por Produtos ou Fabricantes. É necessário fazer um cadastro.
  • Render+ – Grupo no Face book com famílias criadas e importadas do 3DMax e Sketchup compartilhadas por Charles Mendonça.

Observações a respeito de Famílias:

  1. Não existe um padrão de execução de famílias então, são encontradas diferentes formas de parametrização.
  2. Muitas famílias são convertidas de programas como Sketchup ou 3DMax e não possuem parâmetros, servindo mais para decoração e renderização.
  3. A inserção de uma família imprime ao modelo todos os parâmetros nela configurados, como por exemplo materiais; e esses parâmetros costumam vir no idioma de origem.
  4. É recomendável que com o tempo se aprenda a editar famílias, pois nem sempre uma escolhida estará de acordo com o solicitado no projeto.

 

E você, acha que já perdeu muito tempo procurando famílias prontas para seu projeto e não encontrou? Ou gostaria de fazer ajustes em algumas famílias, nos detalhes que não gostou? Temos um curso que lhe ensina tudo isso e muito mais!

Conheça o curso Revit Criação de Famílias clicando AQUI!

Ensinamos como fazer suas próprias famílias! Adeus famílias fora de moda, ou de gosto duvidoso!

Autor:  Arq. José Eduardo Rendeiro 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

José Eduardo Rendeiro

Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie com atividades em escritórios de arquitetura e construções, além de projetos próprios. Trabalha com AutoCAD, SketchUp, Revit, dá suporte técnico e produz conteúdo para o "Cursos Construir", além de traduzir e escrever artigos de Arquitetura e Plataforma BIM para blogs específicos.

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Edson de Lima Junior

    Agradeço aos Cursos Construir e ao arquiteto José Eduardo Randeiro por disponibilizarem todo este material que, com certeza, será de grande valia em nosso dia-dia, melhorando a qualidade de nossos trabalhos e projeto no Revit.
    Um abraço a todos,
    Arquiteto Edson de Lima Junior

Deixe uma resposta

Sobre o Autor

José Eduardo Rendeiro

Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie com atividades em escritórios de arquitetura e construções, além de projetos próprios.

Trabalha com AutoCAD, SketchUp, Revit, dá suporte técnico e produz conteúdo para o “Cursos Construir”, além de traduzir e escrever artigos de Arquitetura e Plataforma BIM para blogs específicos.
ver mais fechar

Posts

Tags