• Por Arq. José Eduardo Rendeiro

  • Compartilhe

  • 14/09/2016

  • 304 Visualizações

Construções Futuristas

Dynamic Towers – Dubai

pct-autocad-premium-banner-2
Dynamic Towers em Dubai (também conhecido como Dynamic Architecture Building ou Da Vinci Tower é um edifício em movimento a ser construído em Dubai criado pelo revolucionário arquiteto  DavidFisher
.
 

 .

Semelhante ao Suite Vollard construido em 2001 no Brasil, o uso misto da Dynamic Tower proporciona infinitas possibilidades de projeto, como cada andar girar independentemente a velocidades diferentes, fazendo uma uma rotação de 360 ​​graus completo a cada 90 minutos pelo comando de voz, resultando em uma estrutura única e sempre em evolução introduzindo uma quarta dimensão na  arquitetura.

.

.

O edifício terá 80 andares totalizando 420 metros de altura. Os apartamentos variam em tamanho de 124 metros quadrados, para “mansões” de 1.200 metros quadrados, completos com um espaço de estacionamento no interior do apartamento. Os primeiros 20 andares serão para uso comercial (não rotativo), do 21º ao 35º andar será um hotel de luxo, do 36º ao 70º andar serão os apartamentos residenciais e os últimos 10 andares andares terão apartamentos de luxo em estilo de casa de campo numa região privilegiada de Dubai. A torre foi projetada com piscinas, jardins e elevadores para os carros estacionarem junto a seus apartamentos.

.

.

Apenas o núcleo central onde se localiza a circulação vertical e serviços de infraestrutura, onde o edifício rodará em volta, será construído por métodos tradicionais com a estrutura moldada no local, com a previsão de 6 meses para a execução. Todas as estruturas modulares do edifício serão fabricadas fora (em Jebel Ali, Dubai) e trazidas prontas para o local, onde serão içadas, posicionadas e conectadas ao núcleo central em um prazo previsto de 2 dias. O método de construção da pré fabricação trás uma economia de 30% no tempo de execução e na locação de mão de obrra, além de proporcionar uma obra mais limpa e segura.

autocad-projeto-arquitetonico-abnt-2

.

.

.O projeto inclui cerca de 79 turbinas eólicas gigantes que vão gerar eletricidade para alimentar a rotação dos pisos. As turbinas serão localizados entre cada um dos pisos rotativos. Elas poderão gerar até 1,2 milhões de quilowatt-hora de energia. Os painéis solares serão localizados no telhado e no topo de cada andar. A energia excedente será utilizada par abastecer edifícios próximos.

A torre de Dubai deverá custar em torno de US $ 700 milhões, enquanto que a empresa também está esperando para construir versões em Moscou, Paris, Londres, Milão, Roma, New York e Miami. Todos os detalhes sobre a localização da torre, o financiamento e os prazos de construção não foram  divulgados. Fisher disse que queria manter em segredo para que seja uma “surpresa”.

.

 .
Em 2008, Fisher disse que esperava que o arranha-céu fosse concluído em 2010. Em 2009, Fisher afirmou que a construção seria concluída no final de 2011. No entanto, em janeiro de 2013, a construção ainda não havia começado e há houve nenhum anúncio oficial do local da construção. Fischer não divulga o local, mantendo-o como elemento surpresa.
Resta apenas agora esperar que esse projeto avançado comece a ser construido transformando-se em breve um grande marco na arquitetura mundial.
.

Referências

The “Dynamic Tower”
Dynamic Tower – Dubai

Tradução e adaptação:  Arq. José Eduardo Rendeiro

 

revit-structure-banner-2

Sobre o Autor

  • Arq. José Eduardo Rendeiro

    Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie com atividades em escritórios de arquitetura e construções, além de projetos próprios. Trabalha com Autocad, Sketchup e Revit e dá suporte e produz conteúdo para Cursos Construir além de traduzir e escrever artigos de Arquitetura e Plataforma BIM para blogs específicos.

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: