• Por Roberta Vendramini

  • Compartilhe

  • 07/06/2016

  • 289 Visualizações

Arquitetura

É preciso saber desenhar pra fazer faculdade de arquitetura?

revit-portas-parametricas-banner-2

Na minha opinião NÃO!! Falo pela minha própria experiência como estudante e hoje arquiteta. Em minha turma de 80 alunos, havia apenas 2 que desenhavam daquela forma de cair o queixo… Em questão de minutos, conseguiam desenhar qualquer coisa com perfeição. Mas eles tinham o dom, nasceram com a capacidade nata de desenhar à mão livre.

O arquiteto Vilanova Artigas, no clássico texto “O Desenho”, apresenta o mesmo como intenção, desígnio e também como uma linguagem. E, se o desenho é uma linguagem, então pode ser aprendido.

Prestei vestibular para uma faculdade particular e para outra pública. Passei apenas na primeira e, nas duas, minha nota no Exame de Aptidão foi bem próxima do mínimo. Fiquei chateada na época, mas, apesar de nunca ter sido destaque nas aulas de desenho artístico ou desenho de observação, mandava muito bem nas aulas de desenho arquitetônico. Eu entrei na faculdade sem saber desenhar uma linha à mão livre ou na prancheta, mas isso não me impediu de aprender, de me desenvolver.

Quando estava no quarto ano na faculdade, decidi me aventurar pela faculdade de engenharia simultaneamente. Arquitetura de dia e engenharia a noite e sábado o dia inteiro. E, mais uma vez, passei com muita facilidade pela disciplina de desenho, só que, desta vez, desenho técnico. Eu tinha o mais importante, que é a visão espacial, imprescindível para qualquer pessoa que deseja aprender plantas, cortes e fachadas.

Feito-no-AutoCAD-1Depois de formada, nunca me faltaram oportunidades. Comecei desenhando no AutoCAD para vários arquitetos e engenheiros e, logo depois, abri um escritório com duas amigas e desenvolvi meus próprios projetos. Depois de uns sete anos, mudei-me do interior para São Paulo e passei por dois escritórios de arquitetura e design e, em ambos, fui promovida à coordenadora em poucos meses. Eu, que tive nota baixíssima no Exame de Aptidão durante o vestibular, atuei como coordenadora de projetos durante 5 anos em um dos principais escritórios de arquitetura de São Paulo.

autocad-projeto-arquitetonico-abnt-2

Em 2009, recebi convite para dar aulas de desenho arquitetônico e AutoCAD em uma Faculdade de Tecnologia em Construção de Edifícios e, no ano passado, também fui professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Anhanguera. Só sai porque não terminei o Mestrado e nem a pós-graduação e o MEC exige, no mínimo, o título de especialista. Eu me envolvi tanto com a gravação de cursos on-line que acabei abandonando o Mestrado… 🙂

No ano de 2012, fui chamada para assumir um cargo público estadual na Prodesp, resultado de um concurso que havia feito em 2007. E adivinhem o cargo: arquiteta!! Na prova do concurso, tive que comprovar conhecimento técnico, não precisei fazer uma prova de desenho. Fiquei apenas cinco meses e resolvi sair porque descobri que eu gostava mesmo era de ser professora. Esse é o problema de alguns concursos públicos: demoram tanto para chamar que, quando chamam, sua vida já mudou tanto que aquele cargo tão cobiçado no passado já não tem mais tanta importância.

Então, se você não sabe desenhar e quer fazer arquitetura, siga em frente sem medo. Assim como aprendeu a escrever, aprenderá a desenhar. É claro que precisará desenvolver habilidades específicas e, dificilmente, será como os dois alunos que citei no início do post. Porém, atualmente, temos vários softwares gráficos no mercado auxiliando na representação de projetos. E ensino a manipular 3 deles em meu canal no youtube.

Visite meu blog  Só AutoCAD  e comprove por você mesmo como a falta do talento natural para o desenho não me impediu de prosseguir e me formar arquiteta.  Vá em frente, se eu consegui, você também conseguirá!!

E você?? Concorda comigo?? Conte-me sobre sua opinião e/ou experiência nos comentários!

Por hoje é isso!! Até a próxima!!

autocad-projeto-de-prefeitura-2

Sobre o Autor

  • Roberta Vendramini

    Seguidora de Cristo, casada, arquiteta, professora universitária e blogueira, dedico muitas horas do meu dia gravando videoaulas de AutoCAD e Revit e sou a idealizadora do blog Cursos Construir e vários outros vinculados ao site www.construir.arq.br. Minha verdadeira vocação: ser professora!!!

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: