• Por Rafael de Oliveira Bolonha

  • Compartilhe

  • 16/05/2014

  • 430 Visualizações

Construção&Obra

O jovem de 11 anos que criou uma estratégia para combater as enchentes!!

revit-portas-parametricas-banner-2

“A ciência está ao nosso redor. Idéias para novas invenções vêm de minhas experiências de vida diárias. Quando minhas irmãs estavam aprendendo a andar de bicicleta, que eu projetei rodinhas retráteis com controles de guidão. Depois de jogar em um torneio de golfe fora do estado em um dia frio, eu projetei uma bola de golfe mais quente para preservar a sua temperatura e desempenho em ambientes mais frios.”

A nossa primeira impressão quando vemos uma frase dessas é que veio de um desses grandes e tão conhecidos cientistas que deixaram suas marcas com o passar dos anos. Mas.. será que veio? Não! Não antigo, eu diria, mas sim de um grande -pequeno- cientista contemporâneo, chamado de Peyton Robertson.

Payton-Robertson-jovem-cientista-04

E o que ele fez? Descobriu uma maneira de mudar completamente o mundo? Talvez sim, talvez não. O que ele fez foi usar a ciência, aos 11 anos, para mudar uma situação complicada e delicada que as pessoas de sua cidade passavam toda vez que chovia um pouco mais, as enchentes…

Natural de Fort Lauderdale, no estado da Flórida, alvo frequente de tempestades, furacões e chuvas fortíssimas, o jovem Peyton criou uma engenhoca simples que substitui o uso de sacos de areia para conter a entrada de água. Eles normalmente são pesados e levados assim que o nível de água sobre um pouco mais, não funcionando como deveriam. A ideia é utilizar, dentro desses sacos, uma mistura de sal com um polímero, que assim que entra em contato com a água se expande e solidifica. Esses são muito mais fáceis de instalar. Basta deixar um ao lado do outro assim que o alerta de chuva começar, e se a enchente ameaçar a chegar, molhe-os com uma mangueira, que eles expandirão e dependendo da distância que estão uns dos outros, formarão uma forte barreira.

revit-mep-banner-2

Payton-Robertson-jovem-cientista-01

Payton-Robertson-jovem-cientista-02

A invenção deu ao pequeno prodígio um prêmio de US$ 25 mil e a oportunidade de viajar para a Costa Rica para participar Desafio Jovem Cientista. O dinheiro conquistado, de acordo com ele, irá para a sua poupança da faculdade. Tão novo e já pensando tão longe.

Payton-Robertson-jovem-cientista-03

Sua ideia seria muito útil em países como o Brasil, que as chuvas são completamente imprevisíveis e a instalação dessas barricadas são muito rápidas e eficientes.

Capturar

Fonte: Hypeness

pct-autocad-premium-banner-2

Sobre o Autor

  • Rafael de Oliveira Bolonha

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: