• Por Arq. José Eduardo Rendeiro

  • Compartilhe

  • 14/09/2016

  • 846 Visualizações

Construções Futuristas

MahaNakhon – O edifício pixelizado

autocad-projeto-de-prefeitura-2
Mahanakhoné um novo complexo de 77 andares de alto padrão localizado em um terreno de 36.000 metros quadrados, no coração da zona empresarial central de Bangkok na Tailândia, com ligação direta para a estação BTS Skytrain Chong Nonsi. O projeto é do arquiteto alemão Ole Scheeren do Office for Metropolitan Architecture (OMA).
 
.
Com uma aparência escultural distinta, o MahaNakhon foi cuidadosamente esculpido para introduzir uma faixa tridimensional de arquitetura “pixelizada” circundando toda a torre, como se tivesse sido escavado  na elegante parede de cortina de vidro para revelar a vida interior do edifício, metaforicamente e na realidade, em uma arquitetura que envolve e protege seus habitantes revelando a vida interior de sua cidade. A pixelização do Mahanakhon se encaixa na paisagem tailandesa ao gerar um conjunto de características muito especiais para abrigar as diversas funções do complexo de edifícios de uma forma inteligentemente estratégica.
.
.
O projeto para o Mahanakhon desmonta a torre típica e sua tipologia para se  tornar não uma torre de forma isolada, mas em vez disso um arranha-céu que se funde com a cidade, gradualmente se dissolvendo na massa que se move verticalmente entre terra e céu . Este efeito começa com uma série de generosa cascata de terraços internos/externos no The Hill – a área de varejo e restaurantes na base da caixa de luxo da torre.
.
.
Mahanakhon também dispõe de um edifício adjacente independente conhecido como Cube, com terraços multi nível de interior/exterior correspondentes aos dos terraços da colina em frente a expansão do átrio exterior. Dispondo de uma rede de espaços sociais com um extenso mix de restaurantes e lazer, descritos coletivamente como Terraces Mahanakhon.
 .
.
O Mahanakhon Square, situado em frente da torre, está intimamente ligado ao espaço entre o The Hill e o Cube. Esta praça pública dinâmica pretende ser um ponto de encontro, um local para eventos culturais planejados e espontâneos. Será um retiro de paisagem para os habitantes da cidade, um local de encontro, um espaço raro para interatividade cultural e social.
.
.
Para os moradores no Mahanakhon, o The Ritz-Carlton Residences inclue uma mistura de apartamentos  de dois a cinco quartos com amplas vistas panorâmicas e interiores projetadas pelo David Collins Studio, enquanto o The Bangkok Edition Hotel, uma parceria entre Ian Schrager e Marriott International, vai oferecer uma variedade de comodidades.
.
.
O topo da torre abriga um multi-nível Terraço Bar & Restaurante de três andares, com espaços com pé direito duplo, instalações para refeições privadas para entreter e um bar ao ar livre no último andar com vistas deslumbrantes de 360 ​​° sobre o horizonte e o rio, flutuando 310 metros acima do da cidade.
.
.
Entre os recursos planejados do edifício são: 10.000 metros quadrados de espaço de varejo de luxo (Mahanakhon Cube e Mahanakhon Hill), os 194 apartamentos atendidos pelo The Ritz-Carlton com preços que vão estar  entre os mais altos alcançados em Bangkok e o The Bangkok Edition Hotel, com 150 quartos, operados pela Ritz-Carlton, que faz parte da Marriott International em colaboração com o famoso criador do hotel boutique Ian Schrager, bem como um bar no último piso e deck de observação. Após a sua conclusão prevista em 2015, ele se tornará o edifício mais alto de Bangkok com 314 metros  e 77 andares com hotel, lojas e residências.
.

Fonte: MahaNakhon by OMA

autocad-projeto-arquitetonico-abnt-2

Tradução e adaptação: Arq. José Eduardo Rendeiro

revit-portas-parametricas-banner-2

Sobre o Autor

  • Arq. José Eduardo Rendeiro

    Arquiteto formado pela Universidade Mackenzie com atividades em escritórios de arquitetura e construções, além de projetos próprios. Trabalha com Autocad, Sketchup e Revit e dá suporte e produz conteúdo para Cursos Construir além de traduzir e escrever artigos de Arquitetura e Plataforma BIM para blogs específicos.

Compartilhe este Post:

Pinterest Google+ Facebook Twitter Addthis

Envie seu comentário: