A função social do arquiteto e urbanista vai muito além da formação de casas e cidades. Envolve segurança, acessibilidade, economia, conforto e sustentabilidade. Itens essenciais para o desenvolvimento urbano e para a promoção da habitação social.
A responsabilidade social deve ser levada em consideração em todo processo de criação, bem como em todos os projetos e reorganização de espaços por esses profissionais.
Os arquitetos e urbanistas devem ter consciência profissional, no sentido de que para servir ao ser humano não precisa necessariamente de tecnologia avançada e de orçamentos exorbitantes. É possível fazer muito com pouco e, quem é da área, sabe que há diversas criações arquitetônicas que exemplificam tal argumento.
Dessa forma, servirão de alicerce para o desenvolvimento econômico e social, bem como para a conservação e valorização dos ambientes que compõem os diversos tipos de patrimônio, seja ele histórico, social ou cultural.
Assim, é possível que esses profissionais contribuam para uma sociedade mais igualitária, através do desenvolvimento de seu papel social, tornando a arquitetura acessível a todos e para todos! Apresentam um papel fundamental na concretização de ideais e valores sociais, como justiça, equidade e qualidade de vida.
Fonte da imagem destacada: https://www.catho.com.br/educacao/blog/como-e-o-trabalho-do-arquiteto/