Representação Artística de Projetos de Arquitetura com Photoshop

A proposta deste artigo é compartilhar as experiências  que tenho tido há pouco mais de um ano nos Estados Unidos fazendo Mestrado na UF, Universidade da Florida, que é uma das mais conceituadas Universidades públicas do país em arquitetura. 

Meu Mestrado chama-se City-Lab Orlando, e é pioneiro na questão de ter a cidade como laboratório, onde nós diagnosticamos problemas urbanos e propomos soluções arquitetônicas

No último semestre realizamos um trabalho sensacional baseado na reconstrução de Porto Rico que foi devastado com o furacão Maria. Mas isso é outro assunto, o assunto que me traz aqui hoje é tudo o que tenho aprendido com relação a fluxo de trabalho, valorização do tempo e uso adequado dos softwares. 

Nem sempre é necessário usar o mesmo software do começo ao fim, você pode modelar em um, renderizar nele ou não, editar ou não, tudo depende do que você quer para resultado final. Nos EUA eles preferem trazer um efeito artístico para o desenho, não tanto realista, porque a responsabilidade técnica faz com que o arquiteto não queira garantir exatamente o que está no 3D, pois qualquer coisa diferente pode gerar processo. Além disso, eles dizem que o 3D artístico é dar identidade ao desenho, personalidade.

E o que eu descobri aqui é que nada faz melhor isso do que o Photoshop. Não estou falando em edição de imagem, mas em trabalho de 3D mesmo.

Como mostro no vídeo abaixo, através do meu trabalho e do trabalho da Arq. Victoria Marchelli, minha colega de Mestrado, é possível perceber o quanto o Photoshop pode alterar o desenho, melhorar muito uma modelagem simples, sem renderização, sem luz. É possível fazer coisas incríveis com o Photoshop em um curto espaço de tempo, sem sobrecarregar o computador, e conseguir um efeito surpreendente.

Nossa proposta é criar um curso para mostrar dicas e macetes do Photoshop, mesmo para quem conhece quase nada desse software (que era o meu caso) e transformar seu desenho de arquitetura ou interiores em um desenho artístico e profissional, otimizando seu tempo e seu computador.

Se você gosta da ideia e tem interesse, aguarde o lançamento do curso para o seu aprimoramento profissional!

 

Veja as explicações detalhadas em vídeo:

Sabrina Marano

Nascida em São Paulo – SP, formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2001 pela Unib, trabalha na área desde 1999, atuando como colaboradora em escritórios de arquitetura conceituados da capital. Em 2007 abriu seu escritório e continuou atuando em parceria com grandes arquitetos e construtoras, desenvolvendo projetos nas áreas residenciais e comerciais. Fez cursos livres nas áreas de luminotécnica, visual merchandising, design de interiores, legislação municipal para arquitetura e urbanismo e softwares voltados para a área de arquitetura.

Deixe uma resposta

Sobre a Autora

Sabrina Marano

Nascida em São Paulo – SP, formada em Arquitetura e Urbanismo desde 2001 pela Unib, trabalha na área desde 1999, atuando como colaboradora em...

escritórios de arquitetura conceituados da capital. Em 2007 abriu seu escritório e continuou atuando em parceria com grandes arquitetos e construtoras, desenvolvendo projetos nas áreas residenciais e comerciais. Fez cursos livres nas áreas de luminotécnica, visual merchandising, design de interiores, legislação municipal para arquitetura e urbanismo e softwares voltados para a área de arquitetura.
ver mais fechar

Posts

Tags

×
×

Carrinho