Cursos Construir Apresenta:

Template Habitação Social

Arq. Carolina Araújo

Nível Intermediário 

Familias exclusivas

Template: Versão 2018

IMPORTANTE : O template será enviado por e-mail, no prazo de até 48 horas após compensação bancária. 

DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

Sobre o Template

OS DESAFIOS DA ARQUITETURA SOCIAL NO BRASIL

Grande parte dos brasileiros sempre tiveram dificuldades para ter uma casa que atenda às necessidades básicas de uma moradia, como boa estrutura, ventilação, saneamento e acesso às estruturas de comércio, cultura e lazer.

Esse problema é resultado de diversos fatores, e a solução é cada vez mais desafiadora para quem está envolvido na questão da arquitetura social.

Ações do governo, da iniciativa privada e de ONG’s estão voltadas para a construção de conjuntos habitacionais, mas, mesmo assim, o déficit continua grande.

Diante de tantos desafios, vários grupos de profissionais se reúnem para buscar soluções que possam ajudar o maior número de pessoas possível.

Algumas ONG’s voltadas para arquitetura social defendem a ideia de que o foco deve ser voltado não para a construção de novas moradias, e sim para as reformas.

Esses grupos defendem que se não há a possibilidade de oferecer novas moradias para todos, o investimento em pequenas mudanças pode melhorar a segurança, saúde e bem-estar geral dos moradores.

Conhecendo o Template

FAMÍLIAS – CAROLINA ARAÚJO

  • Pisos
  • Paredes
  • Painéis
  • Paredes Verde
  • Esquadrias
  • Pergolados
  • Brises
  • Painéis Fotovoltaicos
  • Containers
  • Caixas D’água
  • Cisternas
  • Componentes para Representação 2D
  • Biblioteca Habitação Social_Armários
  • Biblioteca Habitação Social_Banheiros
  • Biblioteca Habitação Social_Conjuntos Mesas e Cadeiras
  • Biblioteca Habitação Social_Escadas e Guarda-Corpo
  • Biblioteca Habitação Social_Mesas e Bancadas
  • Biblioteca Habitação Social_Recreação e Lazer
 

BÔNUS EXCLUSIVOS PARA O TEMPLATE HABITAÇÃO SOCIAL

BÔNUS 1 – Unidades Habitacionais de Edifícios
BÔNUS 2 – Unidades Habitacionais de Edifícios
BÔNUS 3 – Unidades Habitacionais de Edifícios
BÔNUS 4 – Unidades Habitacionais de Edifícios
BÔNUS 5 – Unidades Habitacionais de Edifícios
BÔNUS 6 – Unidades Habitacionais de Edifícios
BÔNUS 7 – Unidades Habitacionais de Residências

Beneficios

O conteúdo do Template Carolina Araújo Habitação Social apresenta-se organizado com base na produtividade, agilidade, qualidade gráfica e representação técnica.

O Template conta com conteúdo inédito voltado para o desenvolvimento de projetos relacionados a habitação de interesse social, priorizando flexibilidade e liberdade projetual.

O Template tende a contribuir de forma significativa para o aumento da produtividade projetual, com base na aplicação de conceitos voltados a escolha dos componentes modelados, fundamentais ao desempenho e funcionalidade de um projeto de arquitetura de habitação de interesse social.

Os componentes de projeto possuem edição livre, contando com FAMÍLIAS PARAMÉTRICAS, com aplicação de materiais em conformidade com os parâmetros reais construtivos.

 

COMO TRABALHAR COM ARQUITETURA SOCIAL NO BRASIL?

É um grande desafio promover a arquitetura social no Brasil, já que o mercado de arquitetura não está tão favorável para os profissionais.
Falta apoio governamental, além de incentivos para que os arquitetos possam exercer essa atividade de forma segura e valorizada.

ÁREAS DE CONVÍVIO E LAZER EM HABITAÇÕES SOCIAIS

O espaço de uso comum é capaz de oferecer maior qualidade de vida aos moradores de habitação de interesse social, criando uma relação de convívio ao mesmo tempo em que pode oferecer serviços.

Os moradores que usam os pátios semiprivados dos blocos sentem-se mais satisfeitos com o tipo de moradia do que os que não usam, geralmente porque os espaços foram invadidos por construções irregulares.

Há, ainda, a questão da identidade dos moradores com esses espaços. É sabido que a finalidade de muitos desses conjuntos habitacionais, inclusive do MCMV, é:

 
  • Abrigar pessoas que moravam em favelas ou em áreas de risco
  • Promover a relação das pessoas com os espaços de uso comum relação que favoreça a integração social
  • Promover espaços livres projetados, que possam servir como ventilação para as casas, lazer dos moradores ou jardins
  • Planejar claramente os espaços de uso comum
  • Promover melhor legibilidade dos espaços públicos, semipúblicos e privados
 
 

Espaços como parques infantis, academias da terceira idade, hortas comunitárias ou jardins, cria-se uma definição, um limite invisível desses espaços, dificultando a ocupação informal por parte dos moradores, já que foi dado um uso específico para eles.

Ao analisarmos o modelo Minha Casa Minha Vida Entidades, percebemos que têm sido produzidas habitações muito mais interessantes do ponto de vista arquitetônico, favorecendo uma melhoria na qualidade de vida dos moradores.

E é muito importante ressaltar que isso só tem sido possível mediante a participação popular através dos movimentos de luta pela moradia no processo de projeto.

Conheça o Instrutor

Carolina Araújo

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído (Universidade Federal de Santa Catarina). Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Simulação de Modelos de Edifícios utilizando a Tecnologia BIM, (Universidade São Judas – USJT). Especialização em English for Specific Purposes + Architecture, (NCA Language School), Toronto, Canadá. Palestrante, Instrutora e Consultora BIM. Fundadora do portal Arquitetura e Revit com Carolina Araújo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Tuiuti do Paraná – UTP). Segmento de trabalho em construção virtual, modelagem paramétrica e computação gráfica em busca da melhoria do processo de projeto, adoção de novos fluxos de trabalho envolvendo ambiente colaborativo e planejamento em todas as etapas do projeto.

Você Escolhe

Como Quiser e Quando Quiser

Adquira HOJE e fique tranquilo para estudar no seu tempo!

Suporte

Você terá suporte direto com o instrutor e idealizador do template, um apoio disponível sempre que precisar!

Adquira Hoje o Template !

Ou 12x de R$ 29,70

×
×

Carrinho