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Template Revit Vias Públicas

Arq. Carolina Araújo

Nível Intermediário 

Familias exclusivas

DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

Sobre o Template

O desenvolvimento urbano possui uma série de características comuns, onde incluem-se diversas ações de manutenção e requalificação das estruturas ambientais, oferecendo funcionalidade, serviços e mobilidade. A mobilidade urbana trata de questão de forma geral atuando diretamente nos diferentes sistemas de circulação tanto de veículos, como de pessoas, vinculando-se diretamente à organização territorial, direitos humanos e sustentabilidade.

A necessidade de locomoção sempre fez parte da humanidade, porém tornou-se fundamental a partir da revolução industrial, marcada pelo aumento populacional e o encorajamento as ações comerciais. As funções urbanas de maior importância, encontram-se estruturadas através da:

  • Organização e planejamento das vias e circulações;
  • Setorização do espaço enquanto cidade;
  • Melhoria dos diferentes sistemas de transporte, coletivos ou privados.

 O traçado das vias dentro do espaço atua como agente da expansão
imobiliária permitindo a valorização da terra e a regularização do crescimento da cidade, principalmente pela qualificação de deslocamento, dessa forma é possível afirmar que as vias desenham o território urbano. O sistema de vias é definido como uma superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, dividindo-se em: pistas de rolamento, calçadas, acostamentos, ilhas, canteiros centrais, componentes estruturais e tecnológicos, possíveis de romper de barreiras naturais utilizando de tecnologias construtivas como túneis, viadutos e pontes. As vias urbanas podem ser divididas em: via de trânsito rápido; via arterial; via coletora e via local.

Via de Trânsito Rápido: Caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

Via Arterial: Caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

Via Coletora: Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha
necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais,
possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

Via Local: Caracterizada por interseções em nível sem uso de semáforos, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

As vias públicas formam os principais sistemas de ligações e
deslocamentos territoriais da maioria dos municípios brasileiros. O traçado das vias favorece a implantação de infraestruturas urbanas locais, atribuindo condições de existência e desenvolvimento de elementos fundamentais para a construção de uma cidade. A implantação de quaisquer componentes urbanísticos, inclusive setores produtivos dependem do traçado das vias para se integrarem e se desenvolverem.

Conhecendo o Template

 

Compreendendo a importância que o sistema de vias públicas desempenha no território urbano, foi desenvolvido o Template Carolina Araújo Vias Públicas, com a premissa de:

  • Favorecer amplamente a relação entre o traçado das vias e as condições urbanísticas
  • Atribuir relevância as questões de mobilidade urbana e transporte;
  • Contribuir para o planejamento de vias e circulações;

O conteúdo do Template Carolina Araújo Vias Públicas, conta com conteúdo inédito voltado para o desenvolvimento de projetos urbanos,
organizado com base na produtividade, agilidade, bem como:

  • Qualidade gráfica;
  • Flexibilidade e liberdade projetual;
  • Componentes em conformidade com as normativas;
  • Famílias parametrizadas;
  • Materiais seguindo parâmetros reais construtivos.

No template Vias Públicas podemos conferir módulos de ruas retas ou curvas com a possiblidade de com ou sem meio-fio, bueiros, módulos de
cruzamentos, rua-de-saque, rotatória, vias férreas, ciclismo, bem como componentes de pilares paramétricos e sinalização de trânsito.
Durante o desenvolvimento do template, a Equipe Carolina Araújo Arquitetura BIM teve a grande colaboração de Fabiana Fontana, o qual realizou
prontamente a organização do arquivo, bem como modelou um projeto utilizando alguns componentes de vias. No ato da aquisição do template, este
arquivo será fornecido de forma gratuita, a fim de auxiliar a elaboração de Projetos de Vias Públicas.

BÔNUS:

– Projeto Vias Públicas
– Biblioteca do Template:

Lista de famílias:

Vias:
Pista dupla (LMS-2);
Pista dupla com acostamento (LMS-2);
Pista dupla com meio-fio;
Pista única;
Pista única com meio-fio;
Pista única com meio-fio (LFO-1);
Pista única com meio-fio (LFO-2);
Pista única com meio-fio (LFO-3);
Pista única com meio-fio (LFO-4);
Pista única com meio-fio (LMS-1);
Pista única com meio-fio (LMS-2);
Pista única com meio-fio e sarjeta;
Pista única com meio-fio e sarjeta (LFO-1);
Pista única com meio-fio e sarjeta (LFO-2);
Pista única com meio-fio e sarjeta (LFO-3);
Pista única com meio-fio e sarjeta (LFO-4);
Pista única com meio-fio e sarjeta (LMS-1);
Pista única com meio-fio e sarjeta (LMS-2);

Ciclovias:
Ciclovia unidirecional;
Ciclovia bidirecional;

Trilhos:
Trilho – bitola internacional 1,43m
Trilho – bitola irlandesa 1,60m

Componentes urbanos:
Meio-fio;
Bueiros;
Cruzamentos;
Rua-de-saque;
Rotatórias;
Sinalização de trânsito;
Pisos táteis;
Gradis;
Famílias de estacionamento;

Componentes estruturais:
Pilares;
Viadutos;

 
 

Conheça o Instrutor

Carolina Araújo

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído (Universidade Federal de Santa Catarina). Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Simulação de Modelos de Edifícios utilizando a Tecnologia BIM, (Universidade São Judas – USJT). Especialização em English for Specific Purposes + Architecture, (NCA Language School), Toronto, Canadá. Palestrante, Instrutora e Consultora BIM. Fundadora do portal Arquitetura e Revit com Carolina Araújo. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Tuiuti do Paraná – UTP). Segmento de trabalho em construção virtual, modelagem paramétrica e computação gráfica em busca da melhoria do processo de projeto, adoção de novos fluxos de trabalho envolvendo ambiente colaborativo e planejamento em todas as etapas do projeto.

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