Cursos Construir Apresenta:

TEMPLATE TRELIÇAS PARAMÉTRICAS

Arq. Carolina Araújo

Nível Intermediário 

Familias exclusivas

Template: Versão 2018

IMPORTANTE : O template será enviado por e-mail, no prazo de até 48 horas após compensação bancária. 

DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD

Sobre o Template

Em toda construção, a escolha do material e da estrutura é o que determina a rentabilidade de uma obra, e isso vale para grandes prédios ou, até mesmo, para as pequenas casas. Algumas escolhas, como o uso da treliça para laje, por exemplo, faz uma grande diferença na qualidade do seu trabalho.

A treliça é uma estrutura tridimensional formada pelo cruzamento de diversas estruturas de metal gerando diversas formas geométricas triangulares. O modo como é entrelaçada permite que ela suporte maiores tensões com menos material e peso próprio. Já uma laje é a estrutura responsável pela distribuição da carga da estrutura para os vergalhões e pilares, evitando que se perca sustentação.

Em geral, é utilizada para oferecer mais apoio, resistência e segurança às estruturas das obras. Isso porque seus materiais permitem que aguente grandes pesos sem que ocorram rupturas ou outros estragos. É importante lembrar que esse material suporta tração e compressão, mas não as cargas laterais.

As treliças podem facilmente substituir as lajes pré-moldadas, maciças ou protendidas. Inclusive, ela ajuda não só na execução da construção, mas na organização do canteiro de obras também.

Onde a treliça pode ser aplicada?

A treliça é uma estrutura bem versátil, podendo ser aplicada em vários tipos de obras. Nas casas, por exemplo, podemos usá-las para sustentar telhas com menos material. Já as pontes podem se tornar mais leves, facilitando a construção como um todo. Sua variabilidade de aplicações dependerá das condições da obra, do da demanda que ela gera, entre outros fatores.

Conhecendo o Template

 

 

ESSA É A SUA GRANDE CHANCE DE CONHECER O MÉTODO CAPAZ DE PROJETAR COM EFICÁCIA E TER PROJETOS MAIS ASSERTIVOS


Quais são as vantagens da treliça para laje?

Quando falamos da aplicação prática desse tipo de estrutura e seus materiais, podemos destacar pelo menos 5 benefícios que ela oferece. Confira!

1. Maior durabilidade

A durabilidade de cada parte em um edifício é vital para a sua longevidade e satisfação do cliente final. Por isso, há tantos investimentos em melhores materiais e métodos de conservação para todas elas. Diante disso, a treliça se mostra como uma opção bem viável, permitindo que se redistribua a carga da estrutura de forma eficiente, minimizando seu desgaste.

2. Alta praticidade

Por ser mais compacta, a treliça é uma estrutura bem mais prática em termos de instalação e transporte. Uma obra que utiliza esse recurso em vez de outros métodos mais antiquados e trabalhosos de serem executados pode ser concluída em menos tempo, o que também reduz o custo final das obras. As treliças são materiais que oferecem bastante praticidade. Isso porque elas agilizam a execução da obra, já que possuem elementos pré-moldados. Além disso, são leves, fáceis de usar, levam economia para a construção e sua grande aderência entre as vigotas também diminui os riscos de fissuras.

3. Laje mais leve

Na hora de considerar o peso sobre os pilares e vergalhões, também é necessário levar em conta a carga da própria laje. Quanto mais pesada, menor será a margem de erro para outras fontes de carregamento. Felizmente, a treliça para laje usa o material de forma mais eficiente, contribuindo para que a estrutura fique mais leve.

4. Segurança

Elas também oferecem segurança à obra, já que são materiais com alta resistência. As treliças possuem a aderência ideal ao concreto. Isso porque absorvem com mais facilidade o peso e o impacto do material.

5. Menor necessidade de retrabalho

Praticamente qualquer peça adquirida em grande quantidade e utilizada em uma obra acaba sofrendo algum retrabalho na hora de sua aplicação — como é o caso de azulejos e alguns tijolos, por exemplo. Porém, a estrutura da treliça pode ser solicitada sob medida para o projeto, minimizando qualquer ajuste que seja feito diretamente no canteiro de obras. Como foi possível observar, a treliça para laje é um recurso que garante economia, agilidade e eficiência para a obra. Portanto, na hora de optar pelo tipo de estrutura usar, não deixe de avaliar o uso em seu projeto.

Quais materiais são usados nas treliças?

O ideal é que as treliças sejam de aço ou de madeira, já que esses dois materiais, quando submetidos aos grandes esforços de tração e compressão, possuem reações semelhantes. É importante ressaltar que o concreto não é um material recomendado nesse caso, já que só é eficiente à compressão e possui um peso muito maior.

Onde utilizar as treliças?

Você deve utilizar as treliças em grandes obras, como pontes, edifícios e outras construções de maior porte. Além disso, o ideal é utilizá-la quando houver uma grande distância entre as estruturas ou quando procurar construir um material mais leve. Por ser um material permeável, é muito utilizada também em fachadas de edifícios, pois é possível enxergar através dela.

 

TEMPLATE TRELIÇAS PARAMÉTRICAS

O conteúdo do Template Treliças Paramétricas apresenta um conteúdo inédito, o qual:

  • Possui qualidade gráfica e representação técnica.
  • Organizado com base na produtividade e agilidade ao desenvolver um projeto.
  • Prioriza flexibilidade e liberdade projetual.
  • Aplicação de conceitos voltados a escolha dos componentes modelados.
  • Fundamental ao desempenho e funcionalidade de um projeto que envolva Treliças Paramétricas.

Os componentes de projeto possuem edição livre, todas as FAMÍLIAS do template são PARAMÉTRICAS, com aplicação de materiais em conformidade com os parâmetros reais construtivos, acompanhados de dados referenciais somado a qualidade gráfica e representação técnica.

LISTA DE FAMÍLIAS:

  • AÇO – PILAR STEEL FRAME
  • AÇO – PISO STEEL DECK
  • AÇO – TRELIÇA METÁLICA 1 ÁGUA
  • AÇO – TRELIÇA METÁLICA 2 ÁGUAS
  • AÇO – VIGA STEEL FRAME
  • COBERTURA EM TRELIÇA PERFIS TUBULARES
  • TRELIÇA DE MADEIRA – DUAS ÁGUAS COM DETALHE
  • TRELIÇA DE MADEIRA – DUPLA COM EXTENSÃO
  • TRELIÇA DE MADEIRA – UMA ÁGUA COM EXTENSÃO
  • TRELIÇA DE MADEIRA ROLIÇA – DUAS ÁGUAS
  • TRELIÇA DE MADEIRA ROLIÇA -UMA ÁGUA
  • TRELIÇA DUPLA PERFIS RETANGULARES
  • TRELIÇA EM ARCO PERFIS TUBULARES – TIPO 1
  • TRELIÇA EM ARCO PERFIS TUBULARES – TIPO 2
  • TRELIÇA IRREGULAR PERFIS TUBULARES
  • TRELIÇA LINEAR PERFIS EM C
  • TRELIÇA LINEAR PERFIS TUBULARES
  • TRELIÇA PERFIS RETANGULARES
  • TRELIÇA TRAPEZOIDAL PERFIS TUBULARES
  • TRELIÇA TRIANGULAR PERFIS TUBULARES

O conteúdo do Template Treliças Paramétricas foi desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Luciano Capistrano Gomes, o qual contribuiu de forma significativa com a modelagem dos componentes paramétricos.

Conheça a Autora

carolina araújo

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído, UFSC.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Simulação de Modelos de Edifícios utilizando a Tecnologia BIM, USJT.
Especialização em English for Specific Purposes + Architecture, (NCA Language School), Toronto, Canadá.
Palestrante e Instrutora em Implantação BIM.
Professora de Cursos Online de Revit Architecture e desenvolvedora de infoprodutos há 8 anos.
Fundadora do Portal Revit Architecture e BIM com Carolina Araújo.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo, UTP.
Segmento de trabalho em construção virtual, modelagem paramétrica, computação gráfica em busca da melhoria do processo de projeto, adoção de novos fluxos de trabalho envolvendo ambiente colaborativo, planejamento em todas as etapas do projeto e simulação virtual em softwares que suportam a Tecnologia BIM.

Suporte

Você terá suporte direto com o instrutor e idealizador do template, um apoio disponível sempre que precisar!