Variáveis de Sistema do AutoCAD – Parte 1

O que são as Variáveis de Sistema?

São configurações que controlam como certos comandos funcionam, mas não apenas isso, você também pode alterar elementos da interface do programa, tais como o tamanho e forma do cursor, ou a cor de fundo da tela de desenho, e muito mais entre as 832 variáveis de sistema existentes no AutoCAD 2019.

E pra variar, o assunto é extenso, então é claro que estamos começando uma nova Série!

Vem conosco ficar por dentro dos segredos das configurações do AutoCAD!

Algumas variáveis de sistema se “desconfiguram sozinhas”, sem que o usuário tenha feito nada para provocar tais alterações. O que ocasiona esse comportamento? Mistéeeerio…

Who is the bad boy?

Eu brinco que são “gremlins” querendo nos provocar…

Mas… pode ser uma rotina lisp ou arx, ou vba, ou um plugin que você tenha instalado, é complicado dar uma resposta 100% correta para todos os “problemas”.

Eu já vi pessoas reinstalando o AutoCAD por que não sabiam “como arrumar”…

Ok, em alguns casos se faz necessário, mas definitivamente não é o caso quando podemos apenas mudar o valor da variável de sistema… e “voi-lá”:

The magic happens…

Algumas variáveis tem o valor preenchido como “Read-only”, ou seja: servem apenas para informar e não podem ser alteradas. Um exemplo é variável de sistema ACADVER que informa o número da versão do produto.

Com o comando SYSVDLG das Express Tools, o usuário pode acessar as variáveis de sistema e ver todas as informações relacionadas a cada uma delas:

A caixa de diálogo System Variables é mostrada:

Como eu sei que são 832 variáveis de sistema?

Eu salvei todas em um arquivo *.svf que nomeei como sysvar2019.svf:

Abri o Bloco de Notas (ou Notepad se seu windows estiver em Inglês) e solicitei o comando para abrir um arquivo.

Note que é preciso mudar o tipo de arquivo (passo 4) para Todos os arquivos, então o arquivo sysvar2019.svf é mostrado, selecionei e cliquei em Abrir:

Selecionei tudo, copiei e colei em um arquivo novo do Excel:

E rolei a tela até a última linha, a qual é de número 832, conforme mostra a imagem:

É importante que você saiba que todas as versões do AutoCAD sempre tem variáveis de sistema novas, alteradas, descontinuadas e/ou excluídas, portanto a quantidade e os valores de configuração podem ser diferentes entre versões.

E os valores também podem ser apresentados de forma diferente, por exemplo:

  • Bitcodes: usado na grande maioria, ou seja: é definido um valor numérico para cada tipo de comportamento da variável de sistema. Esse valor pode ser um número inteiro ou real.
    • Soma de Bitcodes: o valor da variável de sistema é definido pela soma dos Bitcodes.
  • String: um texto define o valor da variável de sistema, geralmente o texto é escrito entre aspas: “texto”.
    • Diretório: o endereço de uma pasta ou arquivo define o valor da variável de sistema.

Agora que eu já deixei você um pouco (?) assustado…

Vamos para a parte prática da brincadeira!

E mostrar é melhor do que “falar” não é mesmo?

Já deve ter acontecido com você a seguinte situação:

Você solicita para abrir ou salvar um arquivo e a caixa de diálogo não aparece, e o que você tem é o prompt:

Esse comportamento é definido pela variável de sistema FILEDIA (File = arquivo e DIA = dialog box/caixa de diálogo).

A variável de sistema FILEDIA tem os valores 0 ou 1.

O valor 0 geralmente significa: desligado.

O valor 1 geralmente significa: ligado.

E como definir esses valores?

Basta digitar na linha de comandos (prompt ou janela de texto) o nome da variável de sistema, pressionar a tecla ENTER, digitar o valor desejado e pressionar a tecla ENTER novamente.

Essa é a forma padrão (através do prompt) de mudar o valor de qualquer variável de sistema no AutoCAD.

Veja:

Você ainda está pensando na quantidade de variáveis de sistema (832) e já está começando a entrar em pânico? Se sim, eu estou fazendo meu serviço corretamente (ops)!

Formas de acessar as variáveis de sistema

Você já viu que pode acessar e editar as variáveis de sistema através do comando SYSVDLG das Express Tools, mas temos outras formas de acessar e editar os valores das variáveis de sistemas:

Via prompt digitando o nome da variável de sistema:

  1. Digite o nome da variável de sistema e pressione a tecla ENTER
  2. Digite o novo valor que deseja atribuir à variável de sistema e pressione a tecla ENTER

Via prompt com o comando SETVAR:

  1. Digite SETVAR e pressione a tecla ENTER
  2. Digite o nome da variável de sistema e pressione a tecla ENTER
  3. Digite o novo valor que deseja atribuir à variável de sistema e pressione a tecla ENTER

Usando o comando SYSVARMONITOR:

Digite SYSVARMONITOR e pressione a tecla ENTER

A caixa de diálogo System Variable Monitor será aberta:

O novo System Variable Monitor (comando SYSVARMONITOR) permite identificar e editar de forma rápida as variáveis de sistema que não estejam em conformidade com seus padrões.

O monitor de variáveis é preenchido com uma lista de variáveis de sistema do AutoCAD, que muitas vezes são alteradas inadvertidamente.

A coluna Status (1) indica quais variáveis foram alteradas, a tabela mostra os valores preferidos na coluna Preferred (2) e os valores atuais na coluna Current (3) dessas variáveis:

Marque as opções Notify when these system variables changeEnable ballon notification para ser avisado quando uma variável de sistema estiver fora do padrão:

Ao clicar em Click To View Change no balão de notificação, a caixa de diálogo do comando será aberta para que você possa visualizar quais variáveis de sistema foram alteradas.

Você pode usar o botão Reset All para fazer com que os valores dessas variáveis voltem ao padrão:

Você pode adicionar e remover as variáveis de sistema de forma prática e fácil, basta clicar em Edit List:

A caixa de diálogo Edit System Variable List é aberta:

Ao digitar algumas letras do nome da variável de sistema, um filtro é aplicado automaticamente e o usuário visualiza as variáveis que contém as letras digitadas:

Basta clicar para selecionar a variável de sistema (1) que deseja adicionar à lista de variáveis de sistema monitoradas, e  clicar no botão >> (2) que fica entre as duas janelas de visualização:

Note que a variável de sistema CURSORSIZE (3) já está na coluna das variáveis de sistema monitoradas. Caso você deseje tirar uma das variáveis de sistema desta lista, basta selecionar a variável e clicar no botão << (4) que fica entre as duas janelas de visualização:

O comando SYSVARMONITOR foi adicionado na versão do AutoCAD 2016.

Atualmente o comando na versão do AutoCAD 2019 tem melhorias, ao clicar no ícone do comando na Status Bar com o botão direito do mouse, 3 opções são apresentadas:

Configure System Variable Monitor: abre a caixa de diálogo do comando.

Reset System Variables: reseta as variáveis para os valores preferidos sem precisar abrir a caixa de diálogo do comando

Display Notification: ativa ou desativa o balão de notificação quando uma variável de sistema monitorada é alterada.

E isso é tudo sobre as variáveis de sistema do AutoCAD?

Claro que não!

Mas este artigo já está bem longo e eu informei que é uma nova Série, então… aguarde o próximo episódio, pois eu tenho muitas dicas importantes sobre esse tema e você verá que nem é tão complicado quanto parece!

Até o próximo artigo!

:) 

Luciana Klein

Desenhista Industrial com Habilitação para Projeto de Produto pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes - UNISANTA (1992). Fundou em 2001 o Portal CADKlein (www.cadklein.com.br). Especialista, Consultora e Instrutora de AutoCAD 2D e 3D, Básico e Avançado, desde 1997. Autodesk Expert Elite desde 2013, Membro do AutoCAD Blogger Council desde 2014, Autodesk Educator Expert desde 2015, Instrutora Autorizada Autodesk, Autora Autorizada Autodesk. Possui Certificações Professional AutoCAD 2009 até 2018. Palestrante nos eventos da Autodesk em São Paulo por vários anos. Palestrante no evento da Autodesk AU Las Vegas em 2015. Autora de Cursos Online sobre AutoCAD 2D, 3D, Básico e Avançado. Foi instrutora nos cursos Técnicos no SENAI, onde ministrou as disciplinas de Desenho Técnico e AutoCAD. Autora de 8 Livros sobre AutoCAD pela Editora Viena, Autora de 6 Ebooks sobre AutoCAD, Tradutora do Livro AutoCAD 2012 e AutoCAD 2012 LT Essencial - autor Scott Onstott, publicado no Brasil pela Editora Grupo A. Parceira comercial de Bentley Systems Brasil: Estudando e desenvolvendo Cursos de MicroStation e AECOsim. Parceira comercial de Briscsys: Estudando e desenvolvendo Cursos de BricsCAD.

Este post tem 2 comentários

  1. Excelente matéria, sempre tive problemas para corrigir o AutoCad sempre reinstalei novamente agora, alguns problemas apresentados sei onde e como resolver. PARABÉNS pela matéria e aguardo as próximas.
    Abraços

    1. Olá Edson!

      Muito obrigada pelo elogio ao nosso trabalho!!!

      Estamos felizes em poder contribuir com mais dicas sempre que possível!

      No próximo artigo vamos abordar as principais variáveis de sistema.

      Grande abraço!

      🙂

Deixe uma resposta

Sobre a Autora

Luciana Klein

Desenhista Industrial com Habilitação para Projeto de Produto pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes - UNISANTA (1992). Fundou em 2001 o Portal CADKlein (www.cadklein.com.br). Especialista, Consultora e Instrutora de AutoCAD 2D e 3D, Básico e Avançado, desde 1997. Autodesk Expert Elite desde 2013, Membro do AutoCAD Blogger Council desde 2014, Autodesk Educator Expert desde 2015, Instrutora Autorizada Autodesk, Autora Autorizada Autodesk. Possui Certificações Professional AutoCAD 2009 até 2018. Palestrante nos eventos da Autodesk em São Paulo por vários anos. Palestrante no evento da Autodesk AU Las Vegas em 2015. Autora de Cursos Online sobre AutoCAD 2D, 3D, Básico e Avançado. Foi instrutora nos cursos Técnicos no SENAI, onde ministrou as disciplinas de Desenho Técnico e AutoCAD. Autora de 8 Livros sobre AutoCAD pela Editora Viena, Autora de 6 Ebooks sobre AutoCAD, Tradutora do Livro AutoCAD 2012 e AutoCAD 2012 LT Essencial - autor Scott Onstott, publicado no Brasil pela Editora Grupo A. Parceira comercial de Bentley Systems Brasil: Estudando e desenvolvendo Cursos de MicroStation e AECOsim. Parceira comercial de Briscsys: Estudando e desenvolvendo Cursos de BricsCAD.

Posts

Tags

×
×

Carrinho